Visitas da Dy

terça-feira, 28 de abril de 2015

Superficialidades



Queria demais. Sonhava demais. Não se encaixava nas superficialidades diárias das pessoas e isso lhe esfriava a alma e lhe deixava exausta das tentativas de aquecer quem lhe rodeava com seus sorrisos. Estava aprendendo a desfazer-se. A não se importar. A abandonar-se. E o processo além de longo e solitário, era frio, era um chão de giz que ela só poderia atravessar por seus próprios pés. E tentava. Todas as manhãs.
Decidida, desfez-se de si mesma. Mais uma vez. Não sabia mais quantas tentativas havia feito só naquele mês, naquela semana.
Passarinho em época de muda.
Trocava suas dores lentamente por sorrisos. Aos poucos recoloriu tudo: as paredes da casa, as roupas, as unhas, o cabelo e a boca. Voltou a sorrir. Voltou a cantar.
Inventou novas histórias nos cadernos em branco que estavam ajuntando poeira em um canto da sala e tudo ficou bem como deveria ser. Café para começar o dia, manteiga manhosa derretendo no pão quente. Colher batendo na borda da xícara, a falta de paciência com o jornal.
Trilha sonora da década de 1970 no caminho para o trabalho. Desejos de um outono que durasse o ano inteiro. Caminhadas pelo centro da cidade tão descomprometidas com o horário quanto com os passos dados.
Aos poucos tudo entra nos eixos, tudo volta ao normal. O que era e havia deixado de ser se restabelece e tudo segue seu rumo. E as horas seguem. E o tempo voa. Parece muito mais veloz agora, mas o chá no meio da tarde acalma e dá a pausa necessária para um suspiro de fim de jornada, um suspiro de entrega aos descansos merecidos.
Parecia que tinha sido ontem, mas havia sido naquela manhã. E em todas as outras. Era igual todos os dias. Só que àquela hora, já não doía. Aprendera a lidar com a com como se fosse um parto á fórceps: quando algo natural precisa de um auxílio violento para se concretizar, mas sabe-se que tudo fica bem ao final. Não sabia lidar com as dores e todas elas lhe pareciam desnecessárias e feitas para um outro alguém que não ela.
Não aceitava as desordens que lhes eram causadas pelas transcorrências da vida, mas aprendeu a conviver com elas cotidianamente e agora não doía. Era só vazio. E nesse vazio, tentava semear algo de bom. Como se fossem vasinhos à espera de sementes de flores.

Com tantas mudanças, transformou os seus quereres e planos feitos papeis tão frágeis como se fossem areias à beira mar em simpatias e amabilidades sintéticas, mas sinceras, se é que isso é possível, e leva a vida à pratos rasos, quando, de fato, bem lá dentro, desejava pratos fundos de sentimento e atenção.

0 Comentários:

Postar um comentário