Visitas da Dy

sábado, 15 de dezembro de 2012

Educação X Copa do Mundo



Abro a Internet para olhar o que está acontecendo por aí. Resolvo cair na rede social mais badalada dos últimos tempos e recebo em meu feed a seguinte notícia: “Por obras da Copa, prefeito de BH pede ao STF corte na Educação”. Senti uma pontada aqui perto das costelas.
Fingi não ter visto isso. Lancei logo um comentário ingênuo: “é fake”. Não, não é. É verdade. A notícia se alastrou pela internet e me encheu de sentimentos que juntos, fizeram-me ter a sensação de ter a pior profissão do mundo.
O prefeito de Belo Horizonte, capital de meu Estado tão querido, fez o pedido formal ao STF para que as verbas destinadas à educação tivessem um corte e que esse montante fosse direcionado para as obras destinadas à Copa do Mundo.
Em que mundo eu estou vivendo? Minas sediará três, APENAS TRÊS jogos dos jogos mundiais e a nossa educação pode sofrer uma perda irreparável de 500 milhões de reais!
Isso é desrespeitoso, uma infamidade, um absurdo completo com a profissão do professor, mais uma vez sendo desvalorizado e, muito mais com a nossa educação, artigo de quinta categoria, principalmente se for para fazer uma troca indecorosa de verbas entre ela e o nosso futebol – claro, o melhor do mundo!
Contem-me a piada de novo, porque eu não entendi. Não consegui rir. Não posso acreditar que um pedido desse seja formulado por uma autoridade que deveria primar pela qualidade de seus trabalhos voltados para a sua população.
Ah, espere! Entendi!  É justamente por isso que houve o pedido: porque o prefeito está cuidado do bem estar de sua população: vivemos em um tempo em que as mesmas políticas vivenciadas na antiguidade estão em voga, mas modificaram-se os detalhes.
Não temos mais pão e circo, mas temos cerveja e futebol. O espetáculo não pode parar! E daí que as crianças não sairão da escola com uma boa formação crítica? E daí que os professores continuarão a ganhar salários vergonhosos e desestimulantes? Teremos copa do mundo!
Teremos copa do mundo! Nossas crianças terão dispensa nos dias dos jogos da seleção! Teremos “piada no bar e futebol para aplaudir”! Deus lhe pague, prefeito! Amém! A diversão nossa de cada dia está garantida! A ignorância nossa de mais uma geração será perpetuada mais uma vez! Deus lhe pague, prefeito! Em vez de uma leitura crítica, no jornal teremos, de novo, a foto de um gol!
Estamos mesmo de frente para o crime e batemos palmas! Será que não entendemos ou não queremos entender?
Que raios de sociedade politizada é essa que não questiona esses feitos?
Para que sustentar uma máquina política que só busca investimentos em nossa própria decadência enquanto seres críticos? Ah, me esqueci... nós a sustentamos justamente por não entender a sua lógica desestruturante de nossos argumentos, não a questionamos porque estamos ocupados, trabalhando para juntar dinheiro suficiente para ir ao estádio, no domingo ver a final da copa do mundo, que com sorte será entre Brasil e Argentina.
Domingo vai ter futebol... e vai ser a maior curtição, ver um samba embalando com o meu timão no estádio lotado enquanto as escolas vão se esvaziando de conteúdo, de motivação, de criticidade.
Viva o país do futebol, onde o sol nasce para todos, mas só brilha para muito poucos.


0 Comentários:

Postar um comentário