Visitas da Dy

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quem Ama Cuida



“Quem ama cuida.” Já cansei de ouvir essa frase, mas nunca tinha dado a devida atenção a ela. Que riqueza podemos encontrar em tão poucas palavras… quantas ações maravilhosas já aconteceram entre eu e outra pessoa só porque essa frase expressa uma verdade linda!
Só fui refletir sobre a importância do famoso dito popular ontem à noite.
Não raro me despeço de meus amigos dizendo “se cuida”, mas depois de ontem mudei. Passarei a dizer ”te cuido”.
Explico: parei pra pensar em quantas pessoas conseguem me fazer sair de casa, do convívio com meus livros e músicas e preguiça e ir até elas porque precisam de um colo, de um cuidado, um carinho.
Comecei pensando às avessas: quantas pessoas já largaram alguma coisa e vieram cuidar de mim? Quantas se deram ao trabalho de me ligar ou me escrever pra saber como eu estava? É… acho que tenho poucos amigos de verdade… talvez não encham os dedos das mãos… mas esse pouco que tenho já me é suficiente para eu me sentir cuidada, segura, envolvida em carinho.
A partir daí pensei em quantas vezes ou para quantas pessoas eu me desprendi para ajudar ou me disponho a ir ao encontro dessas pessoas para dar um pouquinho de atenção. Não foi surpresa alguma que também não cheguei a encher os dedos das mãos, mas é que são poucas pessoas muito amadas!
Ontem pensei nisso porque recebi um pedido de socorro: uma amiga precisava de colo. Prontamente atravessei a cidade o mais rápido que pude e passei uma tarde inteira com ela, ouvindo, falando besteirinhas, planejando, lembrando, abstraindo, cuidando.
Sobre a palavra cuidado, do latim, nos remetemos a cura nas relações humanas, da amizade, do amor. Amor que está intimamente relacionado com os amigos, afinal, em sua raiz original, também do latim, “amicus” contém em si o verbo “amar”, logo, amigo é aquele a quem amamos!
Faz todo sentido que quem ama, cuide e cuide bem!
Fui lá cuidar da minha amiga, da minha flor de Saigon.
Foi bom pra mim reve-la, tentar acalmar um coração que já ajudei a ajuntar os pedacinhos em uma outra ocasião, com quem divido momentos felizes e tristes, risos e lágrimas, foi bom ter conseguido ganhar um sorisso e ter dado um abraço gostoso e apertado.
Mais do que isso foi bom eu ter ido lá pra que ela saiba que sempre que chamar eu vou estar por perto, porque isso é bom pra gente se sentir amado, se sentir importante e saber que as pessoas sentem nossa falta, se entristecem com nossos porblemas, mas que tentam nos ajudar, como podem, a supera-los.
Para aqueles que conseguiram me tirar de casa em vários momentos pra ganhar um colo, que já me fizeram atravessar a cidade, a Guanabara ou até mudar de estado só pra dar um abraço e um carinho, saibam que são muito amados.
Para aqueles que já me deram colo, que já me cuidaram quando eu precisei, obrigada por me fazerem me sentir amada!
Queridos amigos, não se preocupem, desde sempre eu cuido de vocês.

0 Comentários:

Postar um comentário