Visitas da Dy

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Ver Navios


Segunda-feira. Bah... detesto segundas-feiras. Isso nem é novidade. Todo mundo tem um dia da semana ou do mês ou do ano que não gosta. Eu tenho vários: são TODAS as segundas-feiras, que bem poderiam se chamar segundas-feias.

Estou em Campinas, tive um final de semana agitado e uma bela insônia na virada do domingo para a segunda. Maravilha! Dormir três horas na noite é tudo que eu preciso pra virar um... zoombie. Com muita sorte viro um simpático panda.

Às sete da manhã – quê????? – eu estava de pé, trocar de roupa, maquiagem, café, bolsa, celular, fones de ouvidos, ônibus, UNICAMP, congresso e no meio da tarde FEBRE!

Parei por um momento e quis logo ir pra casa. Não para a casa que estou hospedada, que aliás, merece aqui toda sorte de elogios, mas para a minha casa mesmo. Não para a do Rio... a de Juiz de Fora. Aquela que tem minha mãe e meu filho!

Distâncias à parte fui para a casa da minha amiga mesmo. Me joguei no sofá com as luzes apagadas, casa vazia, bolsa no chão, cabeça rodando. Parei pra pensar em quem poderia cuidar de mim.

Sabe quando você faz uma listinha de pessoas que gosta e começa a pensar se essa pessoa se disporia a cuidar de você, pois é, fiz isso.

Em poucos minutos a conclusão: ninguém vai cuidar de mim! É que chega uma hora que a gente cresce. Vira gente grande e aí a sua mãe vai te dar só um pouquinho de colo, porque ela tem outros afazeres e você também. Eu tenho um monte de coisas pra fazer e não posso ficar aqui curtindo a minha febrinha – que ainda não tem um motivo evidente – só porque é segunda e eu não gosto desse dia. Não posso querer que o mundo pare por mim. Que alguém pare pro mim.

Tá bom, vai... arrumei aí alguns candidatos a meus cuidadores. O drama não é pra tanto, mas uma coisa fique clara: não é porque ficamos doentes ou tristes ou alegres ou indecisos ou sei lá o quê que nossos amigos, amores, familiares vão descer de seus mundinhos por nós. Eles podem nos dar carona, segurar na mão, diminuir a velocidade, mas parar, nunca!

O que eu demorei a entender é que estar longe não significa “não estar”. Não correr até você, não significa que não se importa. Não parar, não é falta de carinho. É tudo ao contrário. É estímulo pra eu levantar da comodidade e recomeçar a correr atrás da vida, se não ela passa e eu, ah, eu fico a ver navios.

0 Comentários:

Postar um comentário