Visitas da Dy

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Uma Balada para Z

Z. 
Não, não é uma letra do nosso alfabeto. É mais, muito mais.
É menina-mulher, baiana-paulista, romântica-independente, amiga distante-presente, flor de pêssego: singela quando se expõe, fruta madura, sedutora, mas delicada.
Sonhadora e lutadora saiu do seu mundinho pequeno, campestre, agreste para aquela flor e ganhou o mundo real - existe um "mundo real"? - veio cair na cidade grande, no meio de prédios, ruas e avenidas corridas, selva pronta pra crescer cada vez mais e amassar, esmagar, magoar as pétalas da linda flor.
Não adiantou.
Mesmo a selva crescendo ela foi mais forte e cresceu mais. A aspereza do mundo cede à sua doçura. O sorriso desmanchou a dureza. Ganhou seu espaço.
Hoje vive em meio a outras flores, mas ainda busca companhia, uma que seja só para si.
Toda flor sonha com um beija-flor. ela espera o dela, sem saber que pode já o ter encontrado, que ele pode estar ao lado, que pode ter voado milhas e agora estar bem perto.
A metáfora não para por aqui. segue adiante e vai além: toda flor tem que desabrochar para se exibir mais linda, pra exalar seu perfume estonteante, inebriante, pra atrair seu beija-flor - e alguns olhares curiosos e desejoso, por que não? - ou para ser colhida por mãos cuidadosas que a levarão para experimentar novas sensações.
Deixar-se ver, deixar-se colher. Esse é o segredo que a flor tem que aprender.
Para enfeitar casa-coração passa-se por processo de libertação de si mesma, de abandono da raiz, mas a pena vale a recompensa. Casa-coração vira jardim em festa com flor colocada no jarro novo.
Que a querida Z se embale em uma balada de paixão, que se deixe ser flor, beleza, cheiro e amor.


*** Para a querida Z (Zenilde), que me ensinou que tudo na vida é passageiro e construído em uma deliciosa conversa numa tarde de quinta feira: ela em Campinas e eu no Rio. Porque amizades superam distâncias, sempre. ***

4 Comentários:

Celso Junior disse...

Inspiradíssimaaaa!!!

"Deixar-se ver, deixar-se colher. Esse é o segredo que a flor tem que aprender."


Abençoada seja a nossa Amizade!! Mesmo com toda distância...

Isaías Souza disse...

Lindo o texto. E as pessoas não se tocam de que é dessas coisas que o mundo precisa. Todo mundo que usar uma camisa escrita "gentileza gera gentileza" mas nem sabem do que se trata a palavra.
Realmente "Z" conseguiu, sem que eu a conhecesse pessoalmente, apenas virtualmente, se mostrar uma dama sensível, de fino trato, porém de opiniões firmes. Mas acima disso, sempre pronta a aprender e a receber as dádivas que no caminho da vida lhe forem ofertadas. Parabéns Z e parabéns Dy. É de sentimentos de amizade verdadeira assim que o mundo precisa.

Dy Eiterer disse...

Oh, isaías!
sabe que tenho tido uma produção absurdamente grande de textos aqui no rio, né? e pasme! é SÓ NO RIO! fui pra jf e não consegui escrever uma linha!
Acho que Z é muito mais que o que escrevi. é amiga, que ao mesmo tempo que aconselha pede conselho, que tem muito amor no coração guardado e que busca a felicidade acima de tudo, sem saber que nessa busca perfuma nossos caminhos e nos faz muito mais felizes por te-la ao nosso lado.
quisera eu conseguir escrever tudo o que o coração sente, mas a caneta é falha e as palavras nunca bastam... impressionante isso!

Anônimo disse...

Nossa!!! Isaías, Dy, nem imaginam o quão estou feliz em ter esse carinho de vocês dois. Tens razão gentileza, gera gentilezas, eu sinto-me lisonjeada por ter a amizade de vocês... Beijos Z

Postar um comentário