Visitas da Dy

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Travessia ou Pessoa-planeta ou Revendo minhas lembranças

*** E mexendo nos meus vários textos manuscritos, enquanto escolhia um pra ser postado encontrei esse aí,qeu na verdade são fragmentos soltos escritos numa travessia da barca, numa noite quente, mas que parecia que o tempo estava parado, sem vento, sem ação. Meu coração estava aflito, ainda não habituado às terras cariocas e confuso, muito confuso.
Parece não fazer sentido para qeum lê, mas faz sentido para mim, para meu coração e para tudo o que eu sentia naquele momento. Desconexo? Talvez! Confessional? Muito!***

E de tudo o que vivemos o que nos sobra é muito pouco. O que levamos é poeira de estrelas perto do espetáculo que o sol dá aos nossos olhos todas as manhãs.


Ser cometa é ser breve. Brilho, fogo, efemeridade. Acabou. O que sobrou? Lembrança.

Ter lembrança é reviver. Ter lembrança é saber que o brilho marca, o fogo queima e que o que passa pode sim ficar registrado, gravado na parede da casa-coração.



Agora no mural da vida tenho sorrisos, olhares,canções e poesia. Cheiros, cores, sabores.

O que alegra a alma se descortina também como melancolia. Lembrar de tudo o que foi aperta o peito e nos faz pensar.

Cismei em comparar as pessoas aos astros, estrelas e satélites celestes. E percebi que somos muito parecidos com eles, ainda que no fundo ninguém seja o sol, embora aqueça nossos dias. Ninguém é só estrela ainda que traga brilho aos nossos olhos e também ninguém é só lua que brilha fria e só. Somos cometas rápidos, brincalhões e planetas, habitados por vários seres que se movem em nós, que dão vida e cor na nossa terra.

A chave dessa questão está bem aí: podemos ser breves, passar como um relâmpago na vida dos outros, trazendo beleza e espetáculo a quem nos vê passar,mas podemos ser planetas.

Podemos permitir um fluxo de trocas com outros seres em nós mesmo, em nossa terra. Esses seres extras, “avulsos” nos trabalham, nos moldam, nos marcam e deixam em nós as doces lembranças. Nos cultivam e nos cativam.


Podemos, devemos nos permitir marcar, nos permitir ter boas lembranças.


Estou aqui revisitando e repintando as paredes da casa-coração. Estou usando cores vivas e revendo vários momentos bons que tive e posso dizer que já vi vários cometas passarem, que não deixaram de me fazer sorrir,mas posso dizer que se não fui até hoje, quero ser uma pessoa-planeta, habitada e que habita em outros. Que cresce e ajuda a crescer.

Quero ser planeta que se permite, sobretudo, visitar o mundo da lua e caminhar acompanhada – ainda que de mim mesma – pela lua, ainda que essa caminhada se dê enquanto passeio pelo parque ou de metrô, porque se tenho o pé no chão, a cabeça está sempre lá na lua...

***Guanabara,29/03/2011***

5 Comentários:

Dy Eiterer disse...

Bom, esse texto, embora não tenha sido a encomenda que mário brazil me fez - ainda estou buscando a devida inspiração, viu? - é uma reflexão entre outras do jeito carinhoso que ele me chama "edy-luz", dizendo que ilumino a vida dele e de outros amigos queridos (z, fatinha, san, jho, ubi, alê e outros) lá da comunidade "Bar dos amigos 3", no orkut.
Um beijo pra todos vocês!
dy

Anônimo disse...

Obrigada por nos propriciar leituras agradáveis, nós do Bar 3 agradecemos e esperamos sempre mais um rsrsrs. É que somos assim mesmo, meio que insaciáveis de leitura. Beijos Z

Dy Eiterer disse...

Imagina, z!
Acho que parte do meu "ibope" aqui é por causa de vocês que vivem a me visitar!
Não sei o que seria de mim sem essas pessoas tão especiais!
beijoooooooooooooooo

Anônimo disse...

Amei Dy..."Somos cometas rápidos, brincalhões e planetas, habitados por vários seres que se movem em nós, que dão vida e cor na nossa terra." Essa amizade e essa interação dão cor e luz a nossa vida...
Beijos
Fátima.

Dy Eiterer disse...

Obrigada, fatinhaaaaaaaaaa!
você com certeza ilumina o meu dia!
sempre!
beijos

Postar um comentário